Lenda Do Deus Susanoo
Susanoo, o Vento Destruidor do Verão, é o deus do mar e das tempestades no xintoísmo. Nasceu a partir do muco nasal de Izanagi, quando ele lavou seu rosto da sujeira de Yomi, o mundo inferior e daí nasceram os três deuses: Amaterasu, Tsukuyomi e ele. Amaterasu nasceu do olho esquerdo e Tsukuyomi quando ele lavou a sujeira do olho direito.
À Amaterasu foi dado o sol, à Tsukiyomi, a lua e à Susanoo, o oceano, que ele rejeitou.
Em seguida, ele discutiu com a irmã dele dizendo que ele poderia produzir mais criaturas era o de maior poder. Ele tirou suas esferas da fertilidade e criou cinco entidades. Mas Amaterasu contou as esferas e disse que elas pertenciam a ela, então ela tinha criado as entidades.
Em outra versão, Amaterasu cria três pessoas da espada de Susanoo e ele cria cinco do colar dela, mas ela diz que as pessoas devem contar como se ela as tivesse criado, porque o colar era dela.
Isto causou ódio em Susanoo, que se precipitou sobre o mundo e jogando coisas pra todo lado. Ele acabou por atirar um cavalo esfolada no telhado da sala de costura de Amaterasu, fazendo com os raios de sol se assustassem e ela fugisse para uma caverna. O sol não brilharia de novo até ela ser persuadida a sair de lá.
Apesar de ela ter saído, ele foi expulso do céu, atravessando rio Hi e foi para em Izumo, onde encontrou um vellho casal aos prantos na beira do rio. “O que foi?”, ele perguntou, e disseram-lhe: “Eu sou uma divindade terrestre e essa é minha esposa e filha, a prodigiosa princesa Inada. Um dragão de oito cabeças, o Yamata-no-Orochi exige que eu dê minhas filhas à ele em sacrifício. Sete já foram devoradas e agora devo entregar a última para ele. Susanoo perguntou se ele o ajudasse, o velho daria a filha em casamento. Prontamente o idoso concordou.
Susanoo transformou a menina em um pente, com o que restava de seus poderes divinos e o prendeu a seu cabelo para mantê-la segura. Depois encheu oito potes com saquê e colocou dentro uma paliçada que ele construiu. O dragão veio farejando em rota habitual, as oito cabeças entraram nos oito buracos e Susanoo acertou as oito. Depois de matar o dragão, uma coisa caiu do rabo da besta e se acabou descobrindo que era uma espada.
A espada é chamada Kusanagi-no-Tsurugi (Espada Ceifadora) ou a Espada que Reúne as Nuvens do Céu (Ama-no-Murakumo-no-Tsurugi). Ela foi dada a Amaterasu por Susanoo como um presente de reconciliação. De acordo com as lendas, ela deu a espada para Ninigi, junto com o espelho Yata no Kagami e a jóia Yasakani no Magatama e hoje a espada faz parte do tesouro imperial japonês e pode ser visto, se você pedir permissão à Família Real.
Video Demostração
Video Demostração
0 comentários: